Ir para conteúdo

Livre-Arbítrio


DiogoTemporario

Posts Recomendados

Livre-arbítrio: A possibilidade de realizar uma escolha arbitrariamente, pela vontade do agente, i.e. o que se escolhe livre de qualquer influência.

 

Como é algo tido pela maioria como verdadeiro e simples, que nem se precisa questionar, inicio um tópico sobre o assunto, uma vez que, na verdade, é uma besteira sem tamanho.

 

Negar o livre-arbítrio não é dizer que o ser não escolha entre duas opções, mas sim negar que seja possível escolher arbitrariamente uma opção ao invés da outra, isto é, negar a possibilidade de uma escolha ser feita sem uma causa natural - seja essa um fator sensorial ou social que influenciou no caminho do impulso nervoso, um fator genético, etc... É afirmar que um indivíduo não escolhe, que a escolha do indivíduo é provocada por algo.

 

Implicações: Apesar de impraticável devido a complexidade do cérebro humano e de todos os fatores que influenciam o processo de tomar decisões, é teoricamente possível prever com exatidão a escolha de qualquer pessoa para qualquer situação.

 

O que você acha? (sinta a ironia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 38
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Não existe escolha sem causa, se você escolheu algo é porque conscientemente ou inconscientemente algo te fez escolher aquilo, seja algo que te aconteceu recentemente que te lembra aquilo, ou qualquer coisa assim. Eu apostaria nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe escolha sem causa, se você escolheu algo é porque conscientemente ou inconscientemente algo te fez escolher aquilo, seja algo que te aconteceu recentemente que te lembra aquilo, ou qualquer coisa assim. Eu apostaria nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fugindo um pouco do assunto livre-arbítrio e filosofando um pouco (lembro que discuti isso com a professora na aula de introdução à filosofia na... 6a ou 7a série):

 

Ter escolhas significa ser obrigado a escolher, a inexistência de possibilidades constitui a mais pura liberdade.

 

Devo ter algum parentesco com Goebbels.

 

... agora voltando:

 

Livre-arbítrio é uma ofensa à física. Nada acontece sem uma causa natural, i.e. arbitrariamente.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fugindo um pouco do assunto livre-arbítrio e filosofando um pouco (lembro que discuti isso com a professora na aula de introdução à filosofia na... 6a ou 7a série):

 

Ter escolhas significa ser obrigado a escolher, a inexistência de possibilidades constitui a mais pura liberdade.

 

Devo ter algum parentesco com Goebbels.

 

... agora voltando:

 

Livre-arbítrio é uma ofensa à física. Nada acontece sem uma causa natural, i.e. arbitrariamente.

Que paradoxo fodido. Se você não tiver escolhas, você não tem livre arbítrio por não pode escolher?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Livre-arbítrio é um conceito abstrato e irreal, existe pois temos a sensação de poder escolher arbitrariamente, o que provém, por sua vez, do nosso relativamente alto nível de consciência.

 

Não faz sentido perguntar se livre-arbítrio existiria em situação x pois não é algo passível de ocorrer num universo como o que conhecemos. Um universo com livre-arbítrio, i.e. onde as coisas acontecem arbitraria e aleatoriamente seria um universo altamente caótico. Parafraseando Einstein: Deus não joga dados. - não acredito em deus, mas a frase resume bem a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se você admitir infinitos universos Diogo, o Livre-arbítrio pode ser aplicado como gerador de improbabilidade, mas sem alterar o rumo atual do seu universo.

 

Isso sim é bem mind-blowing, admitir multi-versos é algo que trás possibilidades até meio perturbadores se analisadas, visto que teriam infinitos eu e você e infinitos não-eu e não-você ou não-eu e você ou nao-você e eu e assim infinitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ser você de diversas formas, se uma vivência ou outra for alterada sua base continua muito parecida.

 

E os Universos Paralelos não precisam se tocam para a teoria de universo caótico e infinito ser válido, só é preciso se dividir.

No mais, tanto sua opinião quanto minha são somente vertentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Na verdade o único ato que poderia ser decidido por você sem influência de outros seria o seu primeiro ato ao nascer, ou ao menos nem isso, pois considerando a ideia de que uma ação obrigatoriamente leva a outra, ou seja os atos que intervem após um ato não é nada mais e nada menos do que "decidido", o futuro não seria diferente de maneira alguma pois se fez aquilo foi por causa de atos passados, ou até mesmo de experiências passadas.

 

Assim sendo nem isso mesmo poderia ser, pois o livre-arbítrio se baseia em uma escolha em 2 ou mais opções no caso já é previsto que fara isso, não a como alterar, como por exemplo, se você falar eu não vou mover esse objeto, e não mover, obviamente estava previsto para não mover, mas se depois decidir mover isso já estava previsto mediante as suas experiências e seus atos passados, como se um ato ou experiência automaticamente gerasse a seguinte assim sendo 2 pessoas distintas que nascessem iguais e no mesmo lugar, e vivessem o primeiro ato totalmente igual e tudo a sua volta também fosse o mesmo obrigatoriamente vão ser a "mesma pessoa".

 

Assim sendo é possível prever um futuro conhecendo-se tudo a sua volta, por exemplo:

 

Se você ver um carro se aproximando de uma pessoa e ela no meio da rua, sendo que a velocidade em que este se encontra não dará tempo de reduzir, obviamente você previu um futuro próximo, porém se com muita inteligência e conhecimento do que o rodeia pode prever até futuros distantes.

 

Favor Diogo quero ouvir sua opinião sobre minha hipótese, pois lhe considero o único que possa digamos que entender oque disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...