Ir para conteúdo

“Você É A Média Das Cinco Pessoas Com Quem Passa Mais Tempo”


Powerzin

Posts Recomendados

“Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”

 

“Diga-me com quem andas que te direi quem és”, falava minha mãe.

 

Talvez não quem é, mas certamente indica quem você vai se tornar.

 

chaplin-einstein-620x475.jpg?95884c

Charles Chaplin & Albert Einstein: "se você continuar insistindo pra eu fazer piadas, eu vou te pedir pra provar a relatividade no quadro negro agora!"

 

 

Quantas vezes não chegamos com aquela ideia totalmente revolucionária, que tínhamos certeza que seria a coisa mais legal da vida, e um amigo nos joga pra baixo? Fazem você ficar com medo de tomar determinada decisão? Riem de você quando conta que vai começar uma dieta na segunda feira, e você até desiste de vergonha.

 

Ou o contrário, conta para aquele seu amigo que precisava perder uns quilinhos e recebe uma bela ajuda para mudar sua rotina?

 

Somos diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes de nossos amigos. Obviamente, quanto mais próximos, maior a influência.

 

tumblr_kz0y0pKznS1qzsxayo1_400.jpg?95884c

Carl Sagan & Dalai Lama: "você conhece aquela do 'make me one with everything'?"

 

Li recentemente uma história sobre uma mulher formada em administração cujos cinco amigos mais próximos eram dois engenheiros do Google, um engenheiro da Eventbrite, um arquiteto, e seu pai, que era presidente de um clube de futebol. O texto conta que Jane, inspirada por como os amigos amavam seus empregos e como se sentiam realizados, resolveu começar a programar. Em nove meses, saiu do seu emprego provisório, fora da sua área de formação, e se tornou uma engenheira de software. Foi de nunca ter escrito um único código para programar todos os dias. E ainda aprendeu a falar chinês.

 

Micheal-Jackson-and-Paul-McCartney-washin%E2%80%99-some-dishes-400x400.jpg?95884c

Micheal Jackson & Paul McCartney lavando os pratos. Mick Jagger cozinhou.

 

Pessoas tendem a acreditar que grande parte das suas ações é ditada simplesmente por sua própria vontade, mas ao longo da história podemos ver centenas de casos de sucesso onde amigos foram bem sucedidos juntos, um empurrando o outro pra frente, fazendo com que o sucesso de ambos fosse inevitável.

 

Foto_Foda.jpg?95884c

Henry Ford, Thomas Edison, Warren Hardin (presidente dos EUA) e Harvey Firestone trocando uma idéia. O que será que conversavam?

 

Na minha vida, tive sorte não de ter realizado algo mas de ter encontrado parceiros que me incentivaram a me tornar uma pessoa melhor e que tenta melhorar as vidas dos outros.

 

Há alguns anos, trabalhando em uma empresa quase falida recém-absorvida por uma forte companhia emergente, tive a sorte de não ser demitido, uma vez que os objetivos da compradora não incluíam a minha área de especialização. Fui encaminhado para acompanhar um projeto de algo que nunca tinha visto na vida. Eu era o cabeludo que usava camisa de banda e calça larga, sem muito carisma. Não estava nem um pouco me importando com o que pensavam. O cara que eu iria acompanhar era a pessoa mais simpática que já conheci, o tipo que em alguns minutos tem a atenção de qualquer garota, cliente ou provável futuro amigo. Era bem feio, até as garotas falavam isso, mas nenhuma delas conseguia ficar longe do mojo do rapaz.

 

ali-king.jpg?95884c

Muhammad Ali & Martin Luther King: "Eu tenho um sonho... de cobrir os racistas de porrada!"

 

Nessa época, eu só andava com ele, pra cima e para baixo. Era tão impressionante a capacidade e o carisma que ele havia desenvolvido que comecei a observar os detalhes. A forma com que cumprimentava todo mundo, a voz enérgica, a postura sempre positiva, a prontidão e disposição para tudo.

 

Felizmente, hoje em dia, elogiam em mim essas mesmas características. Ainda estou longe de alcançar aquele grau de carisma e confiança, mas meu sucesso foi totalmente definido pela minha recente amizade com ele.

 

George-Lucas-Akira-Kurosawa-and-Francis-Ford-Coppola-620x416.jpg?95884c

George Lucas, Akira Kurosawa & Francis Ford Coppola. Teríamos várias versões épicas desse encontro, cada uma de um ponto de vista diferente, e três delas seriam prequels.

 

Entretanto, já vi o oposto acontecer.

 

Meu irmão é um cara dos mais inteligentes que conheci. No começo da idade adulta, enquanto eu andava com os nerds, ele se juntou aos “caras errados”. Em pouco tempo, perdeu todos os plurais do seu vocabulário e praticamente se forçava a falar errado – porque “é como meus amigos falam”. Se vestia mal e perdeu grandes oportunidades de trabalho por vícios causados por essas amizades. Parecia querer sempre se manter por baixo, ser menos do que podia ser. As amizades erradas o levaram para um destino muito diferente do que qualquer pessoa poderia prever. Para se igualar aos amigos, ele absorveu seus defeitos e abdicou de suas próprias qualidades.

 

Charles-Bukowski-and-Mickey-Rourke.jpg?95884c

 

Charles Bukowski & Mickey Rourke: às vezes, um puxa o outro pra baixo. Ou não.

 

Você deve estar se perguntando:

 

“qual influência meus amigos têm sobre mim? Para onde estão me levando?”

 

Mas por que você não se pergunta o seguinte:

 

“Qual é a influência que tenho sobre meus amigos? Para onde eu os estou levando? Sou um bom amigo? Estou incentivando as atitudes certas? Intervindo e dando conselhos quando necessário?”

 

| Esse videozinho está em inglês, mas entrega bem o recado.

 

Somos peças importantes na vida de nossos amigos. Nosso objetivo conjunto deve ser sempre a busca de uma vida melhor. Procurar o apoio de novos amigos para alcançar sucesso é um caminho doloroso, mas em algum momento você acaba se afastando de quem não agrega mais nada.

 

Quer outro bom exemplo? Imagine Steve Jobs e Steve Wazniak sonhando com a Apple. Ou Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen criando a Microsoft. Ou mesmo com todas as desavenças, Eduardo Saverin e Mark Zuckeberg do Facebook.

 

Poderia ter sido você e seus amigos.

 

bardot-picasso.jpg?95884c

Bardot & Picasso. Sem trocadilhos, por favor.

 

Veja também o excelente tumblr Awesome People Hanging Out Together. Em tradução bem livre, “gente foda andando junta”. Várias das fotos desse texto saíram de lá.

 

Autoria: por Alberto Brandão

 

 

----

 

O que vocês acham disso galera? tb sempre achei isso, o texto é bem irado e concordo com vários pontos, vejo muitas pessoas com talento e futuro que se misturam com outros e acabam se fudendo na vida e outros que não eram tão bons e absorveram conhecimento e progrediram na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo 100%.

Assim como as opiniões de certa forma acabam nos afetando, as nossas também alteram a característica de cada pessoa próxima a nós.

No final, acabamos criando características comuns entre os nossos amigos.

 

Bem foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que mais correto seria "você é a média ponderada de todos que você conhece".

 

Fiz um tópico falando sobre algo parecido:

http://www.xtibia.co...livre-arbitrio/

 

A sociedade molda você - você não escolhe como quer ser.

 

Não sigo a mesma conduta que meus amigos mais próximos nem pretendo ter parcerias empresariais com eles, rs. Por outro lado, me baseio em exemplos de pessoas que mal conheço - talvez justamente por não conhece-las bem -- me baseio na impressão que tenho delas.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que mais correto seria "você é a média ponderada de todos que você conhece".

 

Fiz um tópico falando sobre algo parecido:

http://www.xtibia.co...livre-arbitrio/

 

A sociedade molda você - você não escolhe como quer ser.

 

Não sigo a mesma conduta que meus amigos mais próximos nem pretendo ter parcerias empresariais com eles, rs. Por outro lado, me baseio em exemplos de pessoas que mal conheço - talvez justamente por não conhece-las bem -- me baseio na impressão que tenho delas.

 

Ah mas você acha que não deixou de perder alguma caracteristica como timidez e tal andando com seus amigos que são mais extrovertidos?

 

Ou alguma outra coisa caracterisica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...