Ir para conteúdo

Abrindo um servidor das versões atuais. [10.77/10.78]


Marco Oliveira

Posts Recomendados

Bom, muita gente me manda PM pedindo ajuda sobre "como abrir um servidor das versões atuais", citando que só existem esses tipos de tutoriais para versões antigas, etc e tal, então decidi faze-lo para ajudar os iniciantes!

 

Primeiramente devo explicar que um servidor de Tibia é basicamente formado por sources e datapack. A source é o código fonte escrito em C++, que depois de compilada se transforma no arquivo/executável (aquele tela preta) que usamos para abrir o servidor. O datapack é onde ficam os arquivos LUA e XML que servem para diversas finalidades dentro do servidor, desde a criação de monstros, magias .. a criação de eventos complexos.

Para esse tutorial irei usar como base do código fonte o projeto theforgottenserver, vulgo TFS, e como base do datapack o projeto datapack do printer, hoje renomeado como ORTS.

Mãos a obra, crie uma pasta otserv em seu computador.

Esse é o link para o repositório do TFS no github, basta ir em download zip, depois que baixar descompacte, pegue os arquivos config.lua e schema.sql, e coloque na pasta que você criou. Use esses arquivos que restaram para compilação.

 

Agora devemos baixar o datapack do printer, esse é o link do repositório do projeto no github, basta ir em download zip, depois que baixar descompacte e pegue a pasta data e jogue na pasta otserv que você criou. (o mapa desse projeto fica nesse repositório separado, portanto faça o mesmo processo, depois que baixar o mapa, coloque-o dentro da pasta data/worlds).

Pois bem, você já tem o arquivo de execução, a pasta data, o config.lua e o schemas.sql.

Agora é preciso baixar um servidor web, que contenha apache, php, e mysql, para deixar o site online (sim, as novas versões não suportam o sqlite, apenas o mysql, portanto a unica forma deixa-lo online é um servidor mysql rodando o database, e para a criação de account no servidor terá que usar algo que interaja com o mesmo, ou seja, um website).

 

Como website, eu, particularmente, sempre usei o Gesior, mas fica a escolha de cada um.

Aqui fica o repositório do gesior para versão TFS 1.0+ (ele é bem ruim em aparência, portanto aconselho a baixar algum com o layout igual ao o website do global, aqui no fórum existem vários).

 

Agora você deve baixar um servidor web (xampp, vertrigo, usbwebserver, etc). Esta etapa não tem segredo, existem vários tutoriais aqui no fórum de como deixar um website de Tibia online.

 

Lembrando que se for em windows é preciso baixar as libs necessárias, e em linux no tutorial de compilação já é instalado as libs necessárias.

 

Após estar com o servidor web ligado, dados de conexão mysql configurados no config.lua, database importada no phpmyadmin, website instalado e funcionando, pronto,agora é só ligar o servidor.

 

FAQs (perguntas frequentes):

1 - Devo colocar todos os arquivos dentro da pasta otserv?
Sim. O programa TFS será o principal, e para seu funcionamento ele "puxa" informações da pasta data, config.lua e as LIBS necessárias, sendo assim, também por organização, deixamos tudo dentro de uma só pasta.
2 - Dentre as opções de download do TFS (release e bugs, por exemplo), qual devo usar e como?
Baixe o release, 32 ou 64 bits, de acordo com a configuração do seu PC.
3 - O que são as LIBS e como usá-lás?
LIB vem de library, ou seja, biblioteca em português. Basicamente quando se escreve um código em determinada linguagem, pode existir um "pacote" de funções já prontas, podendo aproveita-las ao invés de criar tudo do zero. Esse "pacote de funções" é chamado biblioteca. O TFS usa 2 libs: libmysql e lua51, as duas ficam no mesmo diretório (pasta) do TFS. Vou disponibilizar as duas no tópico.
4 - Posso criar char direto pela DATABASE ao invés de usar um website?
Sim, o website é apenas uma interação que simplifica os comandos.
5 - Como devo proceder para deixar o server off-line?
É só fazer como esta no tópico, porem, não libere as portas do firewall.
6 - Para me conectar ao tibia preciso de ipchanger ou só iniciar os serviços do xampp (Mysql e Apache)?

 

Você precisa mudar o ip do cliente, para isso pode usar o ipchanger ou alguma dessa maneiras:

Download das Libs

https://mega.co.nz/#!KQ8FEQYb!ZrLlJHMfLF752A9Rs400jWi2yhqIEIVDSvjjlAVeDTA

Compilando em Windows

https://github.com/otland/forgottenserver/wiki/Compiling

Distos Compiladas

http://www.xtibia.com/forum/topic/235737-distos-compiladas-10-12/

Créditos

Luan Luciano
Editado por Aries Mapper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

cara não consigo entra no server ele fala que a conta ta errada , mais nao tem como tar errada.

ele abre tudo certinho mais nao consigo loga

 

Não tive esse problema aqui, tente refazer os passos novamente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu pesquisei pesquisei pesquisei, e nada... Não consigo entender, eu tinha um Otserver Baiak com uns 25 membros diários, q eu editei 8.6. Daí resolvi botar um global pois chama mais gente pra jogar, e to tentando pegar um que eu achei aí do Bruno, daí eu baixo tudo, boto nos devidos lugares, e Fico me olhando. -"Tá e cade o Exe pra mim abrir o OT".

Daí lí de compilar de descompilar, de TFs, ainda não descobri oque é.

Mas uma coisa eu descobri... Atualizou tudo sá merda, eu era main 8;6 agora não sei nem abrir um servidor. Dá pra alguém explicar como, que aparece o executável? Eu lí esse tutorial. Meu cérebro fez "Puff".

Obrigado desde já!!

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei pesquisei pesquisei, e nada... Não consigo entender, eu tinha um Otserver Baiak com uns 25 membros diários, q eu editei 8.6. Daí resolvi botar um global pois chama mais gente pra jogar, e to tentando pegar um que eu achei aí do Bruno, daí eu baixo tudo, boto nos devidos lugares, e Fico me olhando. -"Tá e cade o Exe pra mim abrir o OT".

Daí lí de compilar de descompilar, de TFs, ainda não descobri oque é.

Mas uma coisa eu descobri... Atualizou tudo sá merda, eu era main 8;6 agora não sei nem abrir um servidor. Dá pra alguém explicar como, que aparece o executável? Eu lí esse tutorial. Meu cérebro fez "Puff".

Obrigado desde já!!

<3

 

Fico feliz em ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu fiz tudo certinho mais da esse erro, My SQL Error message: can't connect to mySQL server on '' localhost (10061)Error: Failed to connect to database >> No services running, the server is not online

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz tudo certinho mais da esse erro, My SQL Error message: can't connect to mySQL server on '' localhost (10061)Error: Failed to connect to database >> No services running, the server is not online

 

Refaça o processo, e preste bastante atenção nos detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...