Ir para conteúdo

OpenTibia e o Socialismo


NightmareStalker

Posts Recomendados

Bom, para começar esse texto ja quero deixar claro que essa é a minha opinião sobre o assunto, então qualquer divergência da mesmo eu aceito debater de modo organizado e construtivo, qualquer ideia de tentar transformar o debate em algo diferente disso será ignorado pela minha parte.




Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, socialismo é a utopia aonde todos trabalham igual, e recebem igual, ninguém é rico ou pobre, somos todos iguais e o estado manuseia a nossa vida pensando no que é melhor para a gente, em suma tudo é de todos.



Bom, mas como eu disse essa é a utopia de como deveria ser o socialismo, e nós sabemos que esse é um sistema falho, e por isso os países que usam ele estão fadados a falir.



- "Ah, mas porque os países que usam ele estão fadados a falir"



Bom, pelo simples fato de que na utopia todos somos iguais, ou seja, todos nos esforçamos igualmente, e consumimos as mesmas coisas, o que na vida real já é totalmente diferente, por exemplo :



Um professor de economia na universidade Texas Tech depois de debater com seus alunos que defendiam o socialismos, e diziam que ele realmente funciona, propôs o seguinte experimento :



"Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."



Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"..



Na primeira prova todos tiraram "B", quem se esforçou muito ficou insatisfeito, e quem não se esforçou ficou muito feliz.



Na segunda prova todos tiraram "D", os alunos que não tinham se esforçado muito na primeira prova, se esforçaram ainda menos achando que teriam as notas boas de qualquer forma, e os alunos que tinham se esforçado muito na primeira prova se esforçaram menos na segunda, pois queriam se aproveitar do sistema também.



Na terceira prova todos tiraram "F", os alunos já não se esforçavam pois ninguém queria carregar os outros nas costas.



Resumindo, quando tiramos as recompensas do esforço de uns para suprir as deficiência de pessoas preguiçosas, desmotivamos as pessoas esforçadas, e geramos uma zona de conforto para as pessoas preguiçosas, assim criando uma zona de desconforto e injustiça, e por esse motivo o socialismo não funciona como deveria.



Voltando ao assunto principal do tópico, como uma comunidade socialista ( XTibia ) pode funcionar ?



O desenvolvimento dela é mais devagar, a desmotivação com os produtores de conteúdo é maior, e o rendimento no geral é baixo.



Se usássemos um sistema capitalista aumentaríamos o rendimento de quem se esforça ( dando recompensas pelo seu esforço ) , aumentaríamos o desenvolvimento dos projetos, e no geral o desenvolvimento da comunidade em si.



Hoje qual a maior motivação de alguém trazer conteúdo para um fórum como o Xtibia ? +Rep ?



E quando alguém monta um OtServer com o que encontrou no Xtibia, e começa a ganhar dinheiro ?, ele vem doar uma parte para as pessoas que ajudaram no desenvolvimento ?



Reflitam um pouco, Open Tibia e Socialismo são realmente bons ou só são bons para os preguiçosos ?



Deixo essa mensagem para aqueles que defendem a "comunidade free", e aposto com qualquer um que quem defende esse sistema são os preguiçosos que não buscam conhecimento e vem para o fórum sugar o pouco de conhecimento que existe nele.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O exemplo que você deu é fantástico cara... reflete muitas coisas. Mas no meu ponto de vista, eu discordo quanto ao sistema capitalista no ekz e também não acho que ele pode ser dito como "socialista" - sinto que posso mudar esse meu ver com bons argumentos.

Por causa disso, gostaria de acompanhar este debate, acredito que vai sair coisas interessantes aqui. Parabéns pelo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu posso falar como produtor de conteúdo...

 

Eu gostaria que o Open Tíbia funcionasse, mas não da do jeito que está, como você falou, tem muita gente preguiçosa e que se aproveita desse Open Tíbia.

 

Acho sim que poderia ter uma remuneração ou algo do tipo, para quem contribui, porém, isso não pode ser colocado como objetivo principal.

 

E como não colocar como objetivo principal? (O que seria praticamente impossível), já que o objetivo do capitalismo é acumular capital.

 

Do jeito que tava: Antigamente, seria um bom jeito de manter o Open Tíbia, porém agora não resta muitos membros com interesse em aprender e mexer por si próprio no otserver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que melhora um produto é a concorrência, quando você tem uma concorrência no mercado em que atua, você tende a melhorar seu produto para que ele seja o escolhido pelo cliente.

Cada OtServer buscam trazer conteúdos novos que cativem os players a entrarem e ficarem no seu servidor.

Com trazer o "capitalismo" para o Xtibia eu penso em, disponibilizar as trocas e vendas de trabalhos, porem com regras e requisitos para os mesmos,

Eu defendo a ideia de recompensar o conhecimento, ou seja, quem sabe fazer algo, ser recompensado por ajudar a comunidade, podendo vender seus sistemas ou trabalhos.

Se pessoas capacitadas do fórum pudessem criar o seu portfólio para ter algum resultado produtivo para si ( Receber algum dinheiro ou algo que precisem ), as mesmas passariam muito mais tempos no fórum, o que resultariam em usuários mais ativos no fórum, e ajudando aqueles que querem aprender.

Temos que criar uma comunidade aonde pessoas se ajudam, e não pessoas criam para as outras, o conhecimento deve ser reconhecido, e passado para os outros, ao invés de ser usado para resolver os problemas.

Precisamos fazer com que o tempo gasto no XTibia se torne algo produtivo para o resto da vida do usuário, uma experiencia que ele adquira aqui hoje, e se torne o diferencial no seu currículo amanha.

Hoje no Xtibia temos muita demanda, e pouca mão de obra, porem podemos reverter isso trabalhando melhor com essa pouca mão de obra, se criarmos o incentivo certo, melhoraremos a mão de obra que temos hoje, e com certeza atrairíamos mais pessoas interessadas em aprender, e consequentemente em ser recompensada também.

Um líder incentiva, e faz vibrar quando chega no seu local de trabalho, ele motiva seus companheiros de equipe, e pensa no amanha.

Um Chefe pensa no hoje, desmotiva funcionários, e reclama dos resultados.


@@Caronte, existe um problema na sua linha de raciocínio, você pensa em um Open Tibia sem fins lucrativos, e esse não é o caso, e temos a PXG, OtPokemon, e diversos outros Ots que lucram e muito com o Open Tibia.

O que eu estou querendo dizer é, minando a forma de essas pessoas (OT Admim com intenção de lucrar em seus Ots) terem acesso a conteúdos de qualidade, vamos estar criando uma comunidade sustentável.

Pense da seguinte maneira, Se você precisa de algo, e existe alguém que tem o que você precisa, o que você faz ?, arranja uma forma de conseguir o que precisa, fornecendo o que a outra pessoa precisa certo ?

E do mesmo jeito deveria funcionar no Xtibia, porque você deveria ter acesso ao que precisa, sem fornecer nada a pessoa que produzi-o o produto ?

Se criarmos uma comunidade aonde pessoas são recompensadas pelo seu trabalho, e quem precisa de algum conteúdo tenha formas de consegui-lo ( estudando, aprendendo e produzindo, Ou Comprando ), cabe a quem precisa do conteúdo decidir qual a forma que vai ser mais vantajoso para ele conseguir o que ele precisa, porem nas duas formas, estamos cativando o usuário a passar mais tempo no fórum, e buscar aprender ou incentivar quem produz.

Editado por NightmareStalker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa historinha do professor é falsa, open source não é socialismo e a única coisa no fórum que se aproxima de marxismo é que tem mão de obra desqualificada em excesso e pouquíssima produção de alta qualidade, mas isso é mais reflexo da comunidade (do país) do que qualquer outro motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como o @Daniel falou, "O exemplo que você deu é fantástico cara...", aquilo foi um exemplo.



Bom, na sua visão o Xtibia não é fórum socialista, mas eu posso provar que é para você.



Primeiro, na teoria do fórum, todos devemos nos ajudar, produzir coisas para o nosso grupo e pensar no bem da comunidade como um todo, e não em nós mesmos, estou certo ?



E o socialismos não é exatamente isso ? uma utopia aonde todos devemos nos ajudar, produzir coisas para o nosso grupo social, etc. O que na teoria nunca vai funcionar.



Outro ponto que você levanta é "mas isso é mais reflexo da comunidade (do país) do que qualquer outro motivo"



Uma coisa que eu aprendi na vida é que nunca devemos esperar pelos outros, eu não posso cobrar educação de qualidade nas escolas, se eu não estudo como deveria estudar, Do que adianta você dar uma educação de qualidade para alunos que não querem estudar ?, Veja bem, eu acho necessário uma educação de qualidade, o que estou querendo dizer é, eu não posso arranjar uma desculpa para o meu fracasso, na falha dos outros, ou seja, eu não posso dizer "Ah, eu não consegui passar na faculdade porque quando eu estudava em escola publica o ensino era de má qualidade", isso é, estou arranjando uma desculpa para o meu fracasso, sendo que eu não passei na faculdade porque eu não estudei como deveria, é obvio que uma educação de qualidade teria ajudado, mas só teria ajudado caso eu tivesse interesse em aprender, e estudar.



Isso acima foi um exemplo, e espero que consiga entender o ponto que tentei levantar, que em suma é, Não usar os erros dos outros como desculpa para as minhas falhas.



Hoje temos a internet que dá acesso a tudo que precisamos, o que falta é motivação, e infraestrutura, e é isso que eu gostaria de trazer para o XTibia, com um modo eficaz de remuneração e reconhecimento para os membros dedicados do fórum, melhoraríamos a infraestrutura para os produtores de conteúdos terem uma boa base para trabalharem, e ao mesmo tempo estamos motivando novos usuários do fórum a produzir conteúdo.



Como poderíamos remunerar os produtores de conteúdo ?



1° - Conseguindo parcerias com empresas que fornecem cursos com diploma, e cursos especializados em alguma área.


2° - Conseguir patrocínios, e com o dinheiro ( ou matérias fornecidos ) pelos patrocínadores, distribuir através de eventos ( Concursos, Sorteios, Melhor da Semana, Melhor do Mês ...)


3° - Criar um sistema de "Vaquinha", e distribuir através de eventos ( Concursos, Sorteios, Melhor da Semana, Melhor do Mês ...)



Temos hoje diversas propagandas no fórum da ( OT Panel, Global War, tibia old school ), e o valor arrecadado poderia ser repassado a parte que sobra para incentivar os produtores de conteúdos, os membros da equipe, irem atrás de parcerias com empresas que fornecem cursos onlines para conseguirem vagas com descontos, ou até mesmo de graça, enfim...



Coisas para ajudar os produtores de conteúdos e melhorar a comunidade em só não faltam, só falta vontade, organização, e uma boa administração para fazer isso


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Realmente esse tópico é uma beleza, mas creio que as propagandas são o que mantém esse fórum ativo. Repassar o "lucro" com propagandas poderia fazer com que o xtibia viesse abaixo novamente, o mais correto seria conseguir algum patrocínio para o xtibia e alguma empresa de hospedagem para manter o site online e sem custos, em troca o xtibia poderia fazer a propaganda desse site com mais destaque algo como 'xTibia recomenda (Nome da empresa)' e para sempre pelo menos enquanto o contrato durar. Claro que ainda seriam mantidas as propagandas no site. Top usuários com mais posts/rep/projeto incentivado poderiam ter algum código de desconto para reduzir os custos com VPS, hospedagem, alguém com 500 REP+ por exemplo poderia ter um ótimo desconto. o Fórum poderia passar a aceitar doações também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como o Daniel falou, o exemplo é fantástico, porém a solução para este "problema" acredito não ser viável

O produto que o Xtibia oferece é OpenTibia e não um ClosedTibia, sendo assim não da pra obter lucros, incentivos patrocínios sendo que aqui jaz o produto mais free for all da galaxia

A unica maneira plausível acredito eu, seria os grandes nomes do XTibia formarem uma equipe e vender seus scripts e criar uma espécie de comunidade donate pra quem quer o produto de qualidade, assim como nos fórum de bot existem os Paid Scripts, acredito que aqui poderia ter algo do tipo

Claro sem ser muito seletivo, preço acessivel = + views/pagantes

R$ 5,00 um premium user + 2 scripts grátis, demais são cobrados

 

Num outro forum de cracks que vi, havia a área free pra galera e a área donate em que os crackers liberavam os bot's crackeados, cheats etc, tudo na área donate, quem pagava usava, e quem recebia era o proprio forum que tinha uma equipe seleta de crackes que se incubiam do serviço

O preço, claro, 5 dólares pra haver mais acesso

Enfim, espero que gostem da ideia, mas eh claro, haverão os haters então é complicadissimo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu discordo da linha de pensamento aqui exposta e acho um tanto mesquinha, além de achar muito pequeno o pensamento de socialista ou capitalista. Aa comunidades opentibia ta acabando por conta de mentalidades focadas no dinheiro e no lucro, quando na verdade a ideia desses foruns era reunir conteúdo para ajudar a todos os interessados. É uma idiotice querer que todo mundo reinvente a roda e, justamente por isso, um local onde você pode encontrar o que ja existe, erros parecidos com o que você está tendo, dicas e também compartilhar seus problemas e aprendizados. Acho que é a soma da mentalidade socialista de compartilhar e ajudar o outro e a visão capitalista de obter algum tipo de lucro. Porém, alem do lucro você tem que ter outras motivações como aprender, ajudar o outro e ver a comunidade crescer. Se voce quer só lucrar você não precisa da comunidade open nem ela de você, voce consegue com esforço fazer muita coisa sozinho, a ideia da comunidade é sim focada no coletivo e pra mim capitalizar isso é só mais uma forma de querer lucrar em cima dela.

Lamento, mas seu exemplo do professor na minha visão é superficial e unilateral, ignora qualquer tipo de motivação extra e diferentes ideias e talentos. Alem disso, grande parte do que a gt conhece nomundo da internet hoje deve muito as comunidades open source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, comunidade opensource vai para frente quando todos tem o mesmo objetivo, ( E se seguirmos essa linha de raciocínio a Utopia do socialismo se tornaria algo "Viável", coisa que acho que todos entendemos que não é algo viável, e se ainda tem duvidas quanto a isso, olha a Coreia do Norte, Cuba, etc )



Geralmente quem defende o OpenSource, e o compartilhamento aberto de coisas gratuitas são as pessoas que não tem o dinheiro ou o conhecimento ( Os 2 seriam as moedas de troca ) para conseguir o que precisa.



OpenSource é viável até certo ponto, os prós do Desenvolvimento OpenSource é a grande evolução rápida do projeto ( Muitas pessoas envolvidas e desenvolvendo ) e só.



Quando pensamos em trabalho todos pensamos ao mesmo tempo em algum tipo de remuneração, e é isso que quero trazer para o XTibia.



Não quero acabar com o OpenSource, só defendo que conhecimento deve ser incentivados, e o desenvolvimento de conhecimentos se constrói com incentivo.



Ninguém faz nada sabendo que não tem um Futuro ( Ou você gosta de perder tempo fazendo coisas inúteis?)



A Comunidade OpenSource do Tibia tem altos e baixos no pico de evolução, e você sabe porque ?, simples nos momentos que aparece algum disposto a desenvolver e ajudar a "Comunidade" do OpenTibia, Logo se cansa e vai em busca de algo que lhe traga melhores resultados para o seu tempo investido.



Ou Seja, pessoas como Mock, Bruno, trabalham até hoje na comunidade open tibia pois eles conseguem ter algum ganho com isso, agora outros membros que ja passaram pela comunidade que não tiveram o mesmo reconhecimento e incentivos, hoje ja não fazem mais parte da comunidade.



Enfim, Esse tópico tem como intuito criar o questionamento de o porque não podemos vender sistemas desenvolvidos por nós mesmos.



Não quero vender Servidores, quero vender sistemas criados por mim, quero poder usar o fórum para me promover como um vendedor de conteúdo, já que o fórum não me incentiva de nem um jeito.



Acho que poderíamos ter uma área especifica para pessoas se anunciarem como vendedores de conteúdos, pois assim estou unindo o Útil ( Ganhar dinheiro ), ao agradável ( passar um tempo no fórum desenvolvendo meu conhecimento e ajudando aqueles que precisem )



Ah, e antes de falar que "Você so pensa em dinheiro, e o OpenTibia não é para isso", eu te digo, Monte um Servidor Bom, e Doe todo o dinheiro arrecadado por você a uma caridade, Aposto que jamais vai fazer isso, porque seu tempo investido não vale o retorno que você vai ganhar ( No caso, doando tudo você não ganha nada, só perde )


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a realidade é que esse OpenSource que nós vivemos não é tão benéfico quanto antigamente...

 

A verdade é que hoje tem um monte de leechers, que ficam pedindo qualquer coisa que até um animal faz com um pouco de prática.

 

Não acho possível o Open Source andar junto com dinheiro... O que podem ser feitas são doações aos ajudantes, mas só doa quem quer. E não é pensando em doação que vou estar Feedando ...

 

Eu dou conteúdo de graça porque um dia já me deram, eu aprendi e retribui, mas como aprender é tarefa que muita gente não tá acostumada ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedindo licença para usar a última frase do caronte:

 

"Eu dou conteúdo de graça porque um dia já me deram, eu aprendi e retribui"

 

Eu acho um tanto injusto e ate hipócrita você vir falar de vender conteúdo na comunidade open source. Você usa linguagens e apis de desenvolvimento gratuitas, grande parte das pessoas ou usam Linux (SO open source e gratuito) ou windows pirata, usamos programas crackeados, vemos filmes online e poderia citar infinitas coisas que "sugamos" nao so do mundo open source mas so mundo todo em geral. E, com tudo isso, você nao pode contribuir postando algumas dicas e coisas que vc descobriu e cortando erros ridículos que nao te consomem 5 minutos?

Não estou te pedindo para doar seus sistemas aqui no fórum,mas ajudar retribuindo de alguma forma o que ja recebeu. Seu servidor continuará la, te dando lucro, mas a sua motivação aqui não seria dinheiro e sim gratidão, enxergar algo maior do que o próprio umbigo e ver que você está contribuindo para levar a outros o que vive já recebeu aqui e de outras comunidades open direta ou indiretamente.

E outra, mesmo que você compartilhe sistemas inteiros (e nao eatou pedindo que faca isso) eu tenho certeza que isso nao tornaria seu servidor menos rentável, pq o que faz o servidor não é o sistema. Sistemas inovadores tem aos Montes por ai, mas a capacidade de sempre se reinventar, a criatividade e competência de manter um servidor decente é que são os diferenciais.

Bom, eu acho impossível com a mentalidade que se tem hoje de individualismo e lucro a comunidade open tíbia se manter com conteúdos decentes. O que você ta propondo acho que ate funcionaria sim,mas deixaria de ser open tibia. Você não pode falar de open source quando voce vende um código.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Daniel.

Queria adicionar mais uma coisinha ao meu ponto de vista:

 

1.Tenho grande admiração pelo ambiente acolhedor de um fórum open tibia da forma dita como socialista/colaborativa, onde as pessoas são sempre amistosas e você vê na forma como falam a vontade de te ajudar/acrescentar algo. Na minha breve volta aomenos xtibia de cara encontrei dois perfis assim (tem vários outros, mas foram os dois primeiros que notei) Caronte e Daniel. Tenho medo de que, com uma mudanca de colaboração para mercado se troque esse clima amistoso por um clima de competição, todo mundo tentando vender seus produtos, seu espaço, se esquecendo de tratar bem o usuários com duvida,e tratando colegas de fórum como adversarios prestes a "roubar" um cliente.

 

2. Parece que não, mas o universo openasource em geral é um grande incentivador de novos talentos e otimizador de potencial. Transformar isso em mercado quebra esse ciclo. Perde-se a oportunidade de pegar um cara motivado e transformar ele em uma pessoa qualificada apta a fazer parte de algum projeto, por exemplo. Assim como perde a oportunidade de dar a essa pessoa experiências que podem ser cruciais para escolhas de vida no futuro. O xtibia foi fundamental nao so para minha formação, mas para minhas escolas de vida e perspectivas profissionais. Se hoje sou quase formado em eng eletrica com ênfase em computação e tenho gosto pela area de engenharia e desenvolvimento de software (tendo trabalhado nela nos últimos 5 anos) devo muito ao que vi e desenvolvi aqui 7/8 anos atrás e aos cursos de programação que fiz por conta do que vi também no fórum.

Nao acho justo quebrar um ciclo tão bonito e virtuoso como esse e quero muito que a garotada que frequenta a comunidade tenha crescimentos e oportunidades como eu e outros tivemos.

 

Bom ate agora dei meu ponto de vista, vamos falar de pontos práticos, afinal eu tenho um ponto de vista que podemos dizer que representa um extremo e o criador do tópico representa o outro extremo. Talvez se nos (nao so nos dois, mas todos que estao aqui discutindo) ponderarmos nossas perspectivas de mudanças com esses dois extremos pode ser que saiam sugestões práticas de mudança que acrescentem, reformulem e recoloquem o open tibia nos eixos.

Abaixo escreverei o que eu enxergo que pode mudar,sem perder a minha perspectiva de aprendizado e troca de conhecimento gratuita:

 

Incentivar a elaboração de cursos bem estruturados visando formação da galera.

 

Criar incentivos que estimulem sim a participação da comunidade nos cursos, tanto dos alunos quanto dos mentores, parcerias com empresas e instituições que consigam tornar cursos dentro do forum algo certificado e que acrescente no currículo, bem como certificação da experiência profissional de quem lecionou.

 

Talvez uma reformulacao da area de aprendizado do forum, retirando a sessao de pedidos e se limitando a sessao de cursos, ensino e tira dúvidas. Os pedidos de sistemas prontos sairiam daqui pois nao condizem com uma ideologia de aprendizado. Ninguém aprende recebendo pronto no colo.

 

Isso abriria espaco para compra e venda de sistemas. Você nao quer aprendernem compartilhar nada com ninguém? Quer so melhorar o seu produto e cascar fora, sem acrescentar nada a comunidade? Pois bem, que faça um anúncio bem estruturado do pedido, com todas as especificações e pague por isso. Membros com permissão poderão anunciar sistemas e responder anúncios de pedidos com propostas.

 

Que vender sistemas ou fazer propostas de vendas aos pedidos? Faça por merecer, ajude na parte de aprendizado gratuito, responda dúvidas, traga conteúdo, ministre cursos e chegue la.

 

Uma avaliação quinzenal ou mensal da staff poderá ser feita para eleger novos produtos com base no desempenho ajudando ao outro e o rebaixamento daqueles que esqueceram o papel de auxiliador e passaram a focar so nas vendas.

 

Me parece um bom começo de tentativa em conciliar comércio e aprendizado.

 

Obviamente tem que se pensar em regras e limites que evitem competição exagerada e monopólios, dentre outras coisas, mas é um começo.

 

Abraços,

Editado por Skulls
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...