Ir para conteúdo
Caronte

[aula 1] lógica de programação

Posts Recomendados

ipcgUqq.pnglua.gif
Aula - Lógica de programação
fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
 
as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
 
     Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
 
    Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
 
    Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
 
   Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
 
Criando Algoritmos.
 
   Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
 
   Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
 
Vou usar os seguintes substantivos:

  • Pão
  • Dinheiro
  • Troco
  • Casa
  • Padaria
  • Compra

Vou usar os seguintes verbos:

  • Pegar
  • Ir / Voltar
  • Fazer
  • Dar

Essas são as palavras chaves.
Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
 
     Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
 
Vamos ao algoritmo:
 
7jl7PSq.png
 
       Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
 
      Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
 
      Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
 
   Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
 
Expressões condicionais:
 
3dMreHg.png
E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
 
8cLnRVI.png
 
      As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
      Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 
ItPlq32.png
 
      Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
 
     Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
 
Exercício:
xWNan0f.png
 
Resposta:

Please login or register to see this spoiler.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente quero agradecer pela essa belíssimas aulas que vc estará postando :D vou acompanhar todas :D

Caronte, fiz assim.

n sei se ficou muito certo kk :thinking:

 

 

 

Please login or register to see this spoiler.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Please login or register to see this spoiler.

 

 

 

uma coisa eu sei é mais facil para quem entende um pouco do ingles :v

Editado por valakas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já começou bem, lógica de programação é essencial para quem quer ser um programador.

Parabéns e continue assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


Bom, já faz tempo que n faço scripts em LUA, então creio que tenha uma ou outra coisa errado kkk

Please login or register to see this spoiler.

Obs: Eu sei que era pra fazer um algoritmo, mas não sou mt bom em algoritmos sem uma linguagem e comandos definidos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (n tenho paciência kkkk)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×