Ir para conteúdo

Aula de algoritmo


Posts Recomendados

Olá, eu decidi fazer esse tutorial para ajudar as pessoas ter uma logica de programação. Eu estou cursando analise e desenvolvimento de sistema, estou no primeiro período, então eu não manjo muito, mas oque eu sei já serve de alguma coisa. Quem nunca programou, Aconselho fazer download de um interpretador muito bom chamado "UAL". Pois o UAL é um interpretador que interpreta uma Pseudolinguagem como o PORTUGOL e o ILA. muito útil para quem quer começar a programar em C e C++.

 

Vou ensinar algo bem importante: A base para o aprendizado de qualquer programador, a lógica de programação.

Vamos nos aprofundar na estruturação e construção de um algoritmo agora.

 

Considere o seguinte o problema.

Você, como qualquer ser humano normal, esquece constantemente de pagar contas e, por isso, resolve acabar com esse problema desenvolvendo um programa para auxiliá-lo no cálculo dos juros. para isso, é necessário ler o valor da prestação que deveria ter sido paga e o valor dos juros para calcular o novo valor, correto ?

No primeiro momento, é necessário compreender o problema; os dados que serão processados e qual a sua origem; compreender o que deve ser feito e qual o conteúdo do dado de informação (Saída). Para o exemplo apresentado, podemos identificar o seguinte:

 

 

1 - As informações serão digitadas, sendo compostas por dois dados numéricos: O valor da prestação e o valor do juros.

2 - O algoritmo deverá calcular o novo valor da conta, já que com os juros, que também será valor numérico.

3 - O algoritmo deverá mostrar o novo valor em tela (Saída).

 

 

 

No segundo momento, é necessário identificar as operações e ações a serem executadas sobre os dados para obter o resultado final. Vamos estruturar:

 

 

- Entradas e saídas de dados;

- Variáveis e constantes necessárias;

- Cálculos;

- Decisões através de comparações;

- Ciclos ou repetições.

 

 

 

Obs:

 

 

São necessárias duas operações de entrada de dados, uma para ler o valor da conta e uma para ler o valor do juros.

 

É necessário realizar um processamento para calcular juros e acrescer este valor na conta.

 

É necessária uma operação de saída para apresentar o novo valor da conta.

 

 

Agora vamos escolher uma linguagem a ser utilizada para estruturar a sequência de execução das ações conforme a necessidade da linguagem. exemplo, linguagem natural:

 

1. Início

2. Obtenha o valor da conta

3. Obtenha o índice de juros

4. Multiplique o índice de juros pelo valor da conta

5. Some o valor dos juros ao valor da conta

6. Exiba o novo valor da conta

7. Fim

 

 

 

Exemplo de como ficaria no UAL:

 

 

 

Algoritmo

prog juros
real conta, juros, valorJuros, novoValor;
leia conta;
leia juros;
valorJuros <- conta * juros;
novoValor <- valorJuros + conta;
imprima novoValor;
fimprog

Explicação

DADOS DE ENTRADA
Quantidade:2                Nomes: conta,juros
Tipos:real, real

Dados Intermediários
Quantidade:2                Nomes: valorJuros, NovoValor
tipos: real, real

Procedimento
1. Obter conta e juros
2. valorJuros <- conta*juros             "<-" Comando de atribuição para aquela variável
3. Exibir novo Valor

Atenção, o comando "leia" é para ler a entrada de dados, então, precisamos entrar com dados que não seja inteiro(int), e nem strings ( caracteres, letras ), tem q ser fracionário. por isso usamos o tipo real pois são números fracionários.

 

 

 

Agora olha como fica no C++

 

 

Algoritmo

#include <iostream>
using namespace std;

int main() {
   float conta, juros, valorJuros, novoValor;
   cin >> conta;
   cin >> juros;
   valorJuros = conta * juros;
   novoValor = valorJuros + conta;
   cout << novoValor;

}

Comparação

Comandos do UAL e do c++
     --------------------
       UAL    e   C++
       Prog   |   int main
       real   |   float
       leia   |   cin
       imprima |  cout
      -------------------
O comando de atribuição no UAL é "<-" e no c++ é "=".

 

 

 

 

Se gostarem eu darei continuidade ;) Flw galerinha

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar, eu vou continuar fazendo tutoriais assim. Em breve, eu vou fazer uma segunda aula de algoritmos.

vou falar melhor sobre Estrutura sequencial pois esta unidade apresenta os subsídios que serão utilizados em todos os algoritmos.

 

Exemplo:

Definir variáveis.

Conhecer e listar os tipos de dados.

Construir algoritmos de forma sequencial, utilizando comandos de atribuição e entrada e saída, e operadores aritméticos. E Identificar os operadores relacionais e lógicos.

 

 

flw ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser bom!!! Caso continue assim, irei acompanha! Parabéns manoww! Enquanto isso vou ler meu livro de programação em C kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...