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miupinho

[Aula 2] Orcs - Academia do Pixel

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XTibia ~ Spriting
 
Bom... esse é o segundo tutorial/aula da academia do pixel, desta vez sobre Orcs.
Aqui vocês irão aprender:
 
Citar
• 1 - Características.
• 2 - Outline.
• 3 - Detalhes.
• 4 - Pintura.
• 5 - Finalização

 

 

Características:
separador.png?1411169424
 
Antes de tudo temos que estudar as características dos Orcs, breve pesquisa na internet.
Wikipédia: é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores,diferente dos ogros que só tem um tom de verde.
OBS: Sugiro também pegar alguma imagem para usar de referência, é sempre bom pra estudar a anatomia do ser em questão, vou usar a seguinte imagem como referência no tutorial.
 
ork.jpg?1411169507
"Exemplo"
 
Outline
separador.png?1411169424
 
Antes de tudo, vamos definir a área em que iremos trabalhar, eu vou usar um tamanho maior que o comum. Então abra o Paint escolha o tamanho que irá usar e faça uma linha diagonal para ter noção de perspectiva.
 
1.png?1411169681
 
Após definida a área, podemos começar a Outline baseado no que aprendemos e olhando a referencia, eu costumo sempre começar pela cabeça, ir rascunhando/rabiscando e alinhando pouco a pouco.

 

2.png?1411169702
-
3.png?1411169767
-
4.png?1411169869
-
5.png?1411169991
 
Após terminado a Outline e definido as formas, usaremos um método usado para checar a perspectiva de humanoides, faça um 2 linhas horizontais, 1 na altura dos ombros para checar se estão alinhados e outra na altura das mãos para checar se também estão alinhadas.
6.png?1411171028
 
Agora faça novamente a linha diagonal para checar se a perspectiva esta correta, a linha deve começar no pé direito e passar pelo olho direito.
 
7.png?1411171457
 
Se depois de checado estiver algo errado, conserte, depois de corrigido podemos passar para o próximo passo.
 
Detalhes
separador.png?1411169424
 
Agora vamos colocar alguns detalhes na Outline, tem que ser algo que de um destaque ao nosso Orc, algo que o diferencie de um Orc comum, pode ser algum escudo, lança, espada, coisas do tipo, nessa parte o limite é sua criatividade, se estiver sem ideias busque auxílio nas referências.
 
Eu decidi fazer um axe semelhante ao da minha referência.
8.png?1411174080
 
Lembre-se tudo tem que estar na perspectiva, você não pode fazer uma criatura na perspectiva e colocar 1 detalhe que esteja fora da perspectiva, NÃO faça isso!

 

9.png?1411174880

 

Pintura
separador.png?1411169424
 
Antes de começar a pintura precisamos das cores óbvio, eu não pretendo explicar como funcionam as cores neste tutorial, portanto sugiro que usem as cores da própria referência, usando a ferramenta conta gotas 10.png?1411175682 vamos criar uma paleta, pegue do tom mais escuro ao mais claro de cada cor, procure não pegar muitas tonalidades de uma só cor, sugiro no máximo 5 tonalidades, não se esqueça de manter um bom contraste.

 

11.png?1411181714
 
Feito a paleta, vamos definir aonde vai ficar cada coisa, pinte com o tom médio cada parte da Sprite.
 
12.png?1411179315

 

Agora vamos entender como funciona a luz na perspectiva, a luz na perspectiva do Tibia sempre vem do noroeste, portanto o sudeste deve ser mais escuro, um erro muito comum entre iniciantes, é simplesmente criar uma ponte de cores, da mais clara para a mais escura, esse é o grande erro de muitos, NÃO faça isso!

 
13.png?1411181311
 
As características devem ser levadas em conta quando formos sombrear, não deve ser esquecido nariz, boca, barriga, músculos etc... abaixo uma ilustração de como deve ser os pontos de luzes e sombras.
 
14.png?1411190750
 

Veja agora pintado de forma correta, note o volume na Sprite.

 

15.png?1411190794

 

Finalização

separador.png?1411169424

 

Nesta parte, vamos corrigir algumas coisas da Sprite, vamos consertar tudo que não esteja agradável, procure algo que não esteja te agradando na Sprite e conserte aquilo, eu por exemplo vou fazer 1 pescoço no Orc.

 

16.png?1411191514

 

Não se esqueça também de substituir a cor preta dentro da Sprite, por uma cor bem escura, mas NUNCA preto, somente a Outline (contorno) deve ser preto.

 

17.png?1411192366

 

Resultado final após alguns ajustes:

 

18.png?1411192638

 

É isso pessoal, não é 1 super tutorial, mas dá pra tirar algo disso, vou deixar aqui a Sprite finalizada e as cores que utilizei para fazer.

 

Outline.png?1411192907

 

 

Desejo boa sorte à todos que aprenderem!

Créditos:  Way20

 

 

Edited by miupinho

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Em 07/08/2016 at 11:23, miupinho disse:
XTibia ~ Spriting
 
Bom... esse é o segundo tutorial/aula da academia do pixel, desta vez sobre Orcs.
Aqui vocês irão aprender:
 

 

 

Características:
separador.png?1411169424
 
Antes de tudo temos que estudar as características dos Orcs, breve pesquisa na internet.
Wikipédia: é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores,diferente dos ogros que só tem um tom de verde.
OBS: Sugiro também pegar alguma imagem para usar de referência, é sempre bom pra estudar a anatomia do ser em questão, vou usar a seguinte imagem como referência no tutorial.
 
ork.jpg?1411169507
"Exemplo"
 
Outline
separador.png?1411169424
 
Antes de tudo, vamos definir a área em que iremos trabalhar, eu vou usar um tamanho maior que o comum. Então abra o Paint escolha o tamanho que irá usar e faça uma linha diagonal para ter noção de perspectiva.
 
1.png?1411169681
 
Após definida a área, podemos começar a Outline baseado no que aprendemos e olhando a referencia, eu costumo sempre começar pela cabeça, ir rascunhando/rabiscando e alinhando pouco a pouco.

 

2.png?1411169702
-
3.png?1411169767
-
4.png?1411169869
-
5.png?1411169991
 
Após terminado a Outline e definido as formas, usaremos um método usado para checar a perspectiva de humanoides, faça um 2 linhas horizontais, 1 na altura dos ombros para checar se estão alinhados e outra na altura das mãos para checar se também estão alinhadas.
6.png?1411171028
 
Agora faça novamente a linha diagonal para checar se a perspectiva esta correta, a linha deve começar no pé direito e passar pelo olho direito.
 
7.png?1411171457
 
Se depois de checado estiver algo errado, conserte, depois de corrigido podemos passar para o próximo passo.
 
Detalhes
separador.png?1411169424
 
Agora vamos colocar alguns detalhes na Outline, tem que ser algo que de um destaque ao nosso Orc, algo que o diferencie de um Orc comum, pode ser algum escudo, lança, espada, coisas do tipo, nessa parte o limite é sua criatividade, se estiver sem ideias busque auxílio nas referências.
 
Eu decidi fazer um axe semelhante ao da minha referência.
8.png?1411174080
 
Lembre-se tudo tem que estar na perspectiva, você não pode fazer uma criatura na perspectiva e colocar 1 detalhe que esteja fora da perspectiva, NÃO faça isso!

 

9.png?1411174880

 

Pintura
separador.png?1411169424
 
Antes de começar a pintura precisamos das cores óbvio, eu não pretendo explicar como funcionam as cores neste tutorial, portanto sugiro que usem as cores da própria referência, usando a ferramenta conta gotas 10.png?1411175682 vamos criar uma paleta, pegue do tom mais escuro ao mais claro de cada cor, procure não pegar muitas tonalidades de uma só cor, sugiro no máximo 5 tonalidades, não se esqueça de manter um bom contraste.

 

11.png?1411181714
 
Feito a paleta, vamos definir aonde vai ficar cada coisa, pinte com o tom médio cada parte da Sprite.
 
12.png?1411179315

 

Agora vamos entender como funciona a luz na perspectiva, a luz na perspectiva do Tibia sempre vem do noroeste, portanto o sudeste deve ser mais escuro, um erro muito comum entre iniciantes, é simplesmente criar uma ponte de cores, da mais clara para a mais escura, esse é o grande erro de muitos, NÃO faça isso!

 
13.png?1411181311
 
As características devem ser levadas em conta quando formos sombrear, não deve ser esquecido nariz, boca, barriga, músculos etc... abaixo uma ilustração de como deve ser os pontos de luzes e sombras.
 
14.png?1411190750
 

Veja agora pintado de forma correta, note o volume na Sprite.

 

15.png?1411190794

 

Finalização

separador.png?1411169424

 

Nesta parte, vamos corrigir algumas coisas da Sprite, vamos consertar tudo que não esteja agradável, procure algo que não esteja te agradando na Sprite e conserte aquilo, eu por exemplo vou fazer 1 pescoço no Orc.

 

16.png?1411191514

 

Não se esqueça também de substituir a cor preta dentro da Sprite, por uma cor bem escura, mas NUNCA preto, somente a Outline (contorno) deve ser preto.

 

17.png?1411192366

 

Resultado final após alguns ajustes:

 

18.png?1411192638

 

É isso pessoal, não é 1 super tutorial, mas dá pra tirar algo disso, vou deixar aqui a Sprite finalizada e as cores que utilizei para fazer.

 

Outline.png?1411192907

 

 

Desejo boa sorte à todos que aprenderem!

Créditos:  Way20

 

 

 

Muito bom tutorial, eu já fiz orcs e bem nessas cores mesmo.

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      Nós temos o intuito de ajudar os interessados em aprender a fazer sprites. Como as do Tibia, PokeXGames, Grand Line Adventures e similares. Para isso, o grupo conta com o acompanhamento de profissionais no chat, dando dicas de como e o que melhorar.

      Para um melhor funcionamento e organização, nós temos uma hierarquia relativa ao conhecimento dos membros:



      Hosplita é o cargo inicial dado aqueles que estão em fase de aprendizado, adquirindo experiência.

      Espartano é o cargo que vem logo em seguida, dado aqueles que concluíram os aprendizados básicos, ou se destacaram entre os Hosplita. Alcançar 10 estrelas também te torna um Espartano. 

      Nobre é o cargo mais alto que um Hosplita pode obter. São spriters muito bem treinados, aptos a passar sua experiência para os próximos. Aqui também se encontram membros que ajudam a manter o funcionamento do reino. Alcançar 50 estrelas também te torna um Nobre. Estes possuem acesso ao Olimpo, juntamente aos Semideus e ? Zeus.
       

       
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