Ir para conteúdo

5 Dicas para se tornar um spriter!


Administrador

Posts Recomendados

  • Administrador

5tipsspr.png

 

 

1 FAÇA POR GOSTAR
   Essa dica parece o clichê, “fazer o que gosta”, mas tem fundamento. Boa parte dos spriters de antigamente faziam suas sprites como hobbie, elas não tinham como destino (na maioria), projetos open tibia. O foco era melhorar a qualidade das sprites e compartilhá-las com a comunidade. 


   Hoje em dia, a maioria está ligeiramente focada em projetos e freelances para atender os mesmos. Não é porque gostam de spriting, mas porque precisam fazer.
Esses spriters quando novatos (existe algum que deixou de ser novato?) nem sempre levam a sério, acabam fazendo as coisas sem compromisso. Apenas fazem spriting junto com milhares de outras tarefas como mapping, scripting para atender a necessidade do próprio projeto (que na maioria dos casos é mais um poketibia), de todos que vieram me pedir ajuda, nunca vi nenhum que acabou evoluindo...


“Lesh oque vose achou da mimha sprint?”


   Então essa é a mensagem, se comprometa principalmente com melhorar suas sprites, e não com projetos. Tenha como foco o spriting, projetos surgem e na maioria das vezes não são finalizados, mas você continuará sendo spriter.

 

 

 

 

2 NÃO SEJA TEIMOSO

Lesh: “Essa criatura está fora da perspectiva, você pode arrumar isso traçando uma linha diagonal. A pintura tá “meio” rabiscada você pode tentar agrupar em clusters pra melhorar o global shading.”
Shinevis: “Não tá fora da perspectiva é que é meu estilo fazer assim!!! $%#$%#$%$@!@”
(nome totalmente fictício, qualquer semelhança é mera coincidência)

 

   Se tem algo mais chato quando alguém experiente vai te passar uma crítica construtiva é quando a pessoa começa a se justificar. Se alguém passa muito tempo sem receber uma crítica e muitos elogios de fórum (o que é comum quando não se tem algum artista experiente no fórum), em poucos meses esse artista começa a se sentir “o spriter profissional”.

 

   Isso é péssimo porque nesse perfil o spriter passa a não aceitar mais críticas para manter sua imagem, a desculpa mais frequente para as críticas “esse é o meu estilo”. Também não aceita que existem spriters mais experientes/melhores do que ele, e faz de tudo pra ocultar isso em prol da sua imagem.

 

 

 

3 NÃO SE LIMITE

   Muitos artistas que iniciam, geralmente começam fazendo sprites de Pokémon e não saem disso. Sprites de Pokémon são mais simples e não requerem tanta habilidade, também não possuem textura na maioria dos casos. Esses artistas acabam limitados e muitas vezes desistem porque o verdadeiro foco eram seus projetos de Pokémon.


   É importante fazer o que você gosta, mas gostar de Pokémon e ter um projeto é totalmente diferente de gostar de spritear.

 

 

 

4 CONHEÇA A(S) FERRAMENTA(S) E O BÁSICO

   Quantos iniciantes me perguntam como fazer uma sprite, mas mal sabem selecionar uma cor com o conta-gotas do Paint? A dica simples é, estude o programa que você vai utilizar, veja se ele é adequado para você, aprenda a utilizar suas ferramentas. Outras dicas interessantes:


- Não pinte com as cores iniciais do paint.
- Não pinte com o balde do paint.
- Não pinte com o spray do paint.
- Busque pelos termos básicos como: AA, contraste, saturação, volume, cluster, global shading.
- Não estude com tutoriais de “Como fazer sprites para habbo, minecraft, flappy bird”.
- Não salve suas sprites em JPG, e sim PNG.


“Lesh fis um sprint ta bom?”
  27b1f3e2fc864e989b46aa1b77285400.png

 

5 CONVIVÊNCIA

   Característica chave de um spriter, saber pegar as melhores características de um bom sprite pra si. Aprender com o erro dos outros, aprender com os acertos dos outros. Boa parte do que se vê hoje em boas sprites são padrões já repetidos por várias pessoas. Busque entender o que você acha bom numa sprite, veja o que está repetido nas sprites que você considera boa (se quiser evoluir mais rápido, escolha as melhores, tenha um bom filtro).


   Se você anda com bons spriters a tendência é que se torne um, isso vale pra qualquer coisa, se você quer ser bom em uma área, esteja próximo dos que são bons naquilo, provavelmente terá acesso e mais contato com o universo do spriting.

 

• • •

 

 

Texto escrito por @Leshrot. Este artigo é uma opinião pessoal, com objetivo de ajudar iniciantes.

 

Agradecimento especial aos sprites que autorizaram o uso de suas sprites no tópico, se tiver algo errado com os créditos me avisem!

 

 

 

 

 

 

5tipsspr.png.251e4eebeea4b8dc9782e5becb1ae54b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana as dicas,também concordo com os tópicos abordados.

O que eu mais vejo é teimosia,as vezes a pessoa sabe que está fazendo errado mais não quer dar o braço a torcer,sendo que,muitas vezes,por puro orgulho.

Acredito que pelos motivos citados a comunidade de spriters diminui muito, e também falta incentivo e interesse mesmo de quem quer aprender etc.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas dicas, importante falar também para não se limitar em tibia também! Spriting entra em QUALQUER JOGO.

http://www.deviantart.com/ é a melhor rede social de artistas que eu conheço. 

 

Exemplos bobos:

http://getdarwin.deviantart.com/art/Isometric-pixel-art-treehouse-by-the-water-536290691

http://getdarwin.deviantart.com/art/Blast-Effect-Days-of-Ruin-525331151

http://getdarwin.deviantart.com/art/Tower-57-grande-explosion-502052955

 

é só você navegar que o próprio devian vai dar sugestões de algo similar ou mais foda ainda. Lá você encontra de tutoriais à vendas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
×
×
  • Criar Novo...