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Nostradamus

Organizando Uma Equipe

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Irei postar aqui algumas dicas de como organizar sériamente uma equipe e com isso, levar a quem sabe, ao sucesso.

1) Idéias em mente

O administrador antes de tudo deve ter a idéia de como vai ser, número de membros e as configurações básicas do servidor na cabeça, não adianta um dia querer criar um servidor, pois a chance de acabar logo logo é quase que 100%. As idéias devem ser postas no papel antes de se agir, eis as principais delas:

  1. Ter um host confiável, de preferência do próprio fundador da equipe. Já que hosters podem um dia sumir e a equipe acabar do nada.
  2. Ter em mente o protocolo a ser usado, qual versão usar como base (isso se for ter modificações no binário), ter uma boa noção de cada coisa para futuros membros da equipe não passarem o administrador para trás.
  3. Hoje em dia o que há é ter servidor 24 horas, mas não quer dizer que só tendo um dedicado por exemplo, a equipe prosperará.
  4. Ter algumas idéias inovadoras que vão diferir do futuro servidor de outros, e que façam os futuros "clientes" a terem confiança no servidor.
  5. Formular regras internas e a deixá-las claramente explícitadas para a equipe é sempre bom, para evitar que ela se desordene involuntariamente.

2) Formação da equipe

Depois de tudo pronto, está na hora de chamar pessoas para a equipe, vamos a algumas dicas nesse momento delicado:

  1. Antes de postar em algum fórum procurando por novos membros, procure por pessoas já de confiança, pois um usuário do fórum pode ser o melhor no que faz, mas nem sempre atenderá as exigências da equipe e não dará muito certo.
  2. Modere no contato com os membros da equipe. Não é bom você ser muito próximo e nem muito distante, evite ser muito rude ou pegar muito leve.
  3. Seja profissional a toda hora. Hora de "brincar" é uma, hora de "trabalhar" é outra, deixe bem claro isso para toda a equipe.
  4. Um horário fixo é sempre bom. É sempre bom escolher um horário fixo para a equipe trabalhar, pois assim incentiva a uma maior responsabilidade.
  5. Crie "áreas de trabalho". Um administrador por mais que seja competente, não dará conta de saber de tudo da equipe. Por isso, é sempre bom ter monitores em cada área para supervisionar o trabalho de cada área, tais como mapping, scripting, programming e etc.
  6. Estipule reuniões períodicas. É sempre bom dentre de um tempo (recomendo a cada semana), saber a partir dos monitores como vai o andamento da equipe.
  7. Evite chamar muitos membros para a equipe, pois você poderá não conseguir controlar todos os membros da mesma.
  8. Reflita muito bem antes de passar qualquer tipo de dado para um membro da equipe, principalmente no começo, seja uma informação, um arquivo, um acesso, etc.

3) Inaugurando o servidor

Após equipe consolidada e o projeto pronto é hora de abrir o servidor para o público, mas espere, não pense que acabou! Agora vamos mostrar o profissionalismo do servidor para que o player adquira confiança e lealdade ao servidor.

  1. Evite contato pessoal explícito com jogadores. Quando estiver no servidor, evite mostrar publicamente a amizade por um jogador, não é para ser antipático e sim profissional, pois outros jogadores poderão sentir que lá não é lugar deles, que é apenas um servidor de amigos, ou pior, poderão achar que a amizade pode estar gerando itens para o jogador quanto ao GM.
  2. Cumpra sempre os prazos estípulados. Se você promove algo num determinado tempo, é sempre bom nunca atrasar ou adiantar muito o evento ou o que seja. Caso não tenha uma data prevista para tal evento, simplesmente não comente nada.
  3. Fale sempre corretamente, preserve o português. É muito ruim ver administradores falando de forma errada de modo que o jogador nada entenda. Falando correto, dá idéia de algo mais correto.
  4. Evite jogar no servidor, ou pelo menos não conte quem você realmente é. Um jogador desconfiado poderá achar que o player do GM é editado e isso poderá causar má impressão.

Caso você não seja bom em administrar algo, eu recomendo contratar um com experiência, e melhor, rebaixe-se deixando um "profissional" em seu suposto lugar. Será bom para o desenvolvimento da equipe.

Edited by Bennyyw

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Muito legal, vamos ver se o pessoal agora melhora um pouco os ots que ta ###### essa parada de so ter ot ruim ;c

 

Os uncios ots bons eram até o 7.6 depois ficou tudo uma ##### ;/

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Muit bom brow, mas você se esqueceu do mais importante: Refletir muito bem antes de passar qualquer tipo de dado para um membro da equipe, principalmente no começo, seja uma informação, um arquivo, um acesso, etc.

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Nostradamus,

Seu Tutorial está muito bom, isso é realmente essencial para uma equipe "saudável",

as equipes que conseguem passar por esse processo, com certeza serão vitoriosas,

pois muitas fracassam no caminho, as pessoas começam entrar em conflito, sem organização.

 

Muito legal e organizado Nostradamus, parabéns.

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    • By apolimatheus
      Versão do Servidor: TFS - 1.0 Tipo de Script: npc Código: Please login or register to see this spoiler.
      Galera, meu ot está rodando tudo certinho, baiak 8.6 e tal. A questão é que esse bendito NPC não aparece no jogo, ao abrir o sistema reporta esse error... já tentei mudar o nome para somente Bank, mas continua na mesma. Segue os dados
      Error: Cannot find npc with name: Bank 
       

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    • By NyckAlmeida
      Fala galera, beleza?

      Quando inicio o servidor, aparece esse erro:

      No arquivo spells.xml não possui nenhuma duplicata dele, então o que poderia estar causando isso?
    • By gristony
      Bom gente tava com um projeto chamado BrPokeOT bpo, que ficou on por um mês em fase de teste, e como não to pensando em continuar com o serve por motivos de estudos e que meu amigo também não tem tempo para me ajudar no serve, e ele é um noob. estou postando aqui para vocês o serve, bom o mapa do serve é o mapa do erondino, não tivemos tempo para fazer um mapa por que nos tavamos mais preocupado em deixar a base pronta em sisemas, para depois arrumamos o mapa. e como desistimos do serve o mapa é o do erondino pq eu resolvir usar os itens dele e spr e dat. bom o serve é uma base!
       


      • Menu:
      ├ Informações;
      ├ Prints;
      ├ Download;
      └ Creditos.



      • Informações Basicas •
       
      Please login or register to see this spoiler.



      não sei se irei da continualidade com o serve mais se eu for na proxima vesão eu pretendo arrumar os bugs que já sei quais sões, e os bugs reportados, e terminar de add certas coisas que não forem todas add, e talves na proxima vesão tirar o limite de effect.
    • By kedlei
      Versão do Servidor: TFS - 0.4 Tipo de Script: creaturescript Código: Please login or register to see this spoiler.
      Boa noite, Estou vindo aqui pedir ajuda para ajustar esse script, ele está funciona normal (No game) O Look fica assim You see Android (Level 922). He is an new elder druid. He is Member of the Endless order. [Frags: 38], [Critical: 0], [Dodge: 46] 
      ele contabiliza a Critical e a Dodge de cada player porem no console é outra coisa
       
      [24/4/2020 3:19:23] [Error - CreatureScript Interface] 
      [24/4/2020 3:19:23] data/creaturescripts/scripts/fraglook.lua:onLook
      [24/4/2020 3:19:23] Description: 
      [24/4/2020 3:19:23] (luaGetPlayerNameByGUID) Player not found
       
      Fica dando este erro alguem tem a noçao de como solucionar este problema ?
       
    • By Evollutions
      Ola pessoal, estou precisando de um script de spell, já testei alguns e todos deram erro. Meu servidor é um baiak 10.90, tfs 1.0
       
      Queria uma magia que funcionasse como stun (incapacitar) durante x segundos, e que o target incapacitado não consiga andar nem usar magias/runas. E se não for muito trabalho, uma variação da mesma spell, mas em área (na mesma área do exori).
       
      Edit: esqueci de dizer que tem que ter CD de 1 min
       
      Obrigado desde já!
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