Ir para conteúdo

Organizando Uma Equipe


Posts Recomendados

Irei postar aqui algumas dicas de como organizar sériamente uma equipe e com isso, levar a quem sabe, ao sucesso.

1) Idéias em mente

O administrador antes de tudo deve ter a idéia de como vai ser, número de membros e as configurações básicas do servidor na cabeça, não adianta um dia querer criar um servidor, pois a chance de acabar logo logo é quase que 100%. As idéias devem ser postas no papel antes de se agir, eis as principais delas:

  1. Ter um host confiável, de preferência do próprio fundador da equipe. Já que hosters podem um dia sumir e a equipe acabar do nada.
  2. Ter em mente o protocolo a ser usado, qual versão usar como base (isso se for ter modificações no binário), ter uma boa noção de cada coisa para futuros membros da equipe não passarem o administrador para trás.
  3. Hoje em dia o que há é ter servidor 24 horas, mas não quer dizer que só tendo um dedicado por exemplo, a equipe prosperará.
  4. Ter algumas idéias inovadoras que vão diferir do futuro servidor de outros, e que façam os futuros "clientes" a terem confiança no servidor.
  5. Formular regras internas e a deixá-las claramente explícitadas para a equipe é sempre bom, para evitar que ela se desordene involuntariamente.

2) Formação da equipe

Depois de tudo pronto, está na hora de chamar pessoas para a equipe, vamos a algumas dicas nesse momento delicado:

  1. Antes de postar em algum fórum procurando por novos membros, procure por pessoas já de confiança, pois um usuário do fórum pode ser o melhor no que faz, mas nem sempre atenderá as exigências da equipe e não dará muito certo.
  2. Modere no contato com os membros da equipe. Não é bom você ser muito próximo e nem muito distante, evite ser muito rude ou pegar muito leve.
  3. Seja profissional a toda hora. Hora de "brincar" é uma, hora de "trabalhar" é outra, deixe bem claro isso para toda a equipe.
  4. Um horário fixo é sempre bom. É sempre bom escolher um horário fixo para a equipe trabalhar, pois assim incentiva a uma maior responsabilidade.
  5. Crie "áreas de trabalho". Um administrador por mais que seja competente, não dará conta de saber de tudo da equipe. Por isso, é sempre bom ter monitores em cada área para supervisionar o trabalho de cada área, tais como mapping, scripting, programming e etc.
  6. Estipule reuniões períodicas. É sempre bom dentre de um tempo (recomendo a cada semana), saber a partir dos monitores como vai o andamento da equipe.
  7. Evite chamar muitos membros para a equipe, pois você poderá não conseguir controlar todos os membros da mesma.
  8. Reflita muito bem antes de passar qualquer tipo de dado para um membro da equipe, principalmente no começo, seja uma informação, um arquivo, um acesso, etc.

3) Inaugurando o servidor

Após equipe consolidada e o projeto pronto é hora de abrir o servidor para o público, mas espere, não pense que acabou! Agora vamos mostrar o profissionalismo do servidor para que o player adquira confiança e lealdade ao servidor.

  1. Evite contato pessoal explícito com jogadores. Quando estiver no servidor, evite mostrar publicamente a amizade por um jogador, não é para ser antipático e sim profissional, pois outros jogadores poderão sentir que lá não é lugar deles, que é apenas um servidor de amigos, ou pior, poderão achar que a amizade pode estar gerando itens para o jogador quanto ao GM.
  2. Cumpra sempre os prazos estípulados. Se você promove algo num determinado tempo, é sempre bom nunca atrasar ou adiantar muito o evento ou o que seja. Caso não tenha uma data prevista para tal evento, simplesmente não comente nada.
  3. Fale sempre corretamente, preserve o português. É muito ruim ver administradores falando de forma errada de modo que o jogador nada entenda. Falando correto, dá idéia de algo mais correto.
  4. Evite jogar no servidor, ou pelo menos não conte quem você realmente é. Um jogador desconfiado poderá achar que o player do GM é editado e isso poderá causar má impressão.

Caso você não seja bom em administrar algo, eu recomendo contratar um com experiência, e melhor, rebaixe-se deixando um "profissional" em seu suposto lugar. Será bom para o desenvolvimento da equipe.

Editado por Bennyyw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, vamos ver se o pessoal agora melhora um pouco os ots que ta ###### essa parada de so ter ot ruim ;c

 

Os uncios ots bons eram até o 7.6 depois ficou tudo uma ##### ;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muit bom brow, mas você se esqueceu do mais importante: Refletir muito bem antes de passar qualquer tipo de dado para um membro da equipe, principalmente no começo, seja uma informação, um arquivo, um acesso, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nostradamus,

Seu Tutorial está muito bom, isso é realmente essencial para uma equipe "saudável",

as equipes que conseguem passar por esse processo, com certeza serão vitoriosas,

pois muitas fracassam no caminho, as pessoas começam entrar em conflito, sem organização.

 

Muito legal e organizado Nostradamus, parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 7 months later...
  • 3 months later...
  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...